Médico Moderno

Os 5 comportamentos do médico moderno.

Novos tempos, novos comportamentos. Depois de passar pela revolução agrícola e industrial, estamos entrando no turbilhão da era da informação. Isso exige mudanças de atitude para todos, inclusive para os médicos. Veja nossas recomendações:

1 – Presença em redes sociais

Além de estar presente com um perfil que seja relevante na geração de conteúdo e adequado ao público que deseja atingir, o médico moderno deve estar disposto a interagir com seus pacientes (respeitando sempre as normas vigentes em seu país e região). Essa interação pode ser complexa. Médicos também são seres humanos e precisam ter respeitados sua intimidade e horários não destinados ao trabalho. É um desafio para o médico moderno estar presente e ao mesmo tempo impor os seus limites de interação com seus pacientes e o público geral.

Dica importante: Nas redes sociais, esteja disposto a gerar conteúdo relevante para os que o acompanham.

2 – Gestão do tempo

A nova revolução trazida pela era da informação acelerou o nosso tempo. Todos, independente de profissão e ocupação precisam correr para dar conta de suas atividades diárias. Entre tarefas domésticas, ofício profissional e cuidados com os filhos, sobra pouco tempo para dar conta da saúde. Nesse contexto, não pega bem fazer o seu paciente esperar horas por uma consulta.

Dica importante: Reveja seus compromissos e planeje a sua agenda diariamente. Informe a cada paciente sobre a faixa de horário provável que o atendimento ocorrerá.

3 – Mobilidade

Bulários, aplicativos de apoio à decisão médica, prontuários eletrônicos, hoje existem dezenas de soluções que permitem ao profissional médico acessar informações de todos os seus atendimentos de onde estiver. Consultório, hospital, clínica, casa (sempre respeitando seus limites pessoais). Não existe mais desculpa para não tirar dúvidas sobre a prescrição de um paciente quando você tem todas a informações a um clique de distância, no próprio celular.

Dica importante: Assine um serviço de prontuário eletrônico que seja compatível com celulares e tablets.

4 – Respeito ao conhecimento do paciente e direcionamento

É cada vez mais frequente receber, no consultório, mães muito bem informadas, que sabem tudo sobre a possível doença de seus filhos. Hoje em dia, todos podem buscar informações sobre sua própria saúde na internet. Nesses casos, cabe a você como médico realizar a consulta, esclarecer os detalhes e sempre direcionar o paciente para fontes confiáveis. O médico moderno deve ter discernimento suficiente para avaliar a informação trazida, confrontá-la com a realidade e propor seguimentos que tragam benefícios para os pacientes acima de tudo.

Dica importante: Saiba ouvir sem preconceitos o seu paciente. Invista em uma boa relação com ele. Seja você mesmo a fonte de informação mais confiável.

5 – Reverência à medicina

Independente do tempo, situação, condições de trabalho e modernidade, o médico deve sempre colocar a sua arte acima de tudo. A sequência: anamnese, exame físico, raciocínio diagnóstico e tratamento deve estar sempre presente no seu atendimento, em maior ou menor grau de detalhes. Nada é mais efetivo do que fazer o mais simples bem feito. Estude sempre, seja observador, perceba e raciocine. Essas habilidades nunca sairão de moda.

Dica importante: Um bom atendimento médico, com anamnese e exame físico bem feitos, nunca sai de moda.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *